Há duas maneiras de se fazer uma fogueira: Com sementes ou com a madeira seca. A maioria usa a madeira logo se aquece. A madeira acaba e o frio retorna. Esta página você encontrará sementes de Vida, plantadas com o exemplo de Jesus Cristo. Cada semente é uma nova qualidade de Vida. Elas serão plantadas no solo do seu ser, crescerão e se tornarão uma grande floresta. Nunca mais faltará madeira para se aquecer. Enfim, você terá a tão sonhada qualidade de vida... A Lei de Deus é baseado no Amor e Preserva a Vida!

Usando o Mestre dos mestres da qualidade de vida

Jesus Cristo; Como referencial para a qualidade de Vida

Todo o projeto precisa de um modelo. A ntes de ser construído um edifício precisa ser desenhado, arquitetado, e se, possível, retrado numa maquete. Esse processo ocorre com qualquer tipo de produto bem elaborado. O modelo determina o controle de qualidade.
No mundo psicológico, embora ele seja flexível e livre,também precisamos de modelos. Sempre teremos características próprias, mas precisamos de modelos para espelhar o processo de formação da nossa personalidade. Nossos
pais, professores e pessoas que admiramos tornaram-se uma fonte de estímu-los que foi registrada nos solos da nossa memória através da atuação inconciente, desse modo, eles influenciaram nosso desenvolvimento psíquico. Se conseguíssemos sobreviver completamente sem nossos educadores, se não tivéssemos nenhum modelo existencial, retrocederíamos milhares desses anos. Seríamos como os homens das cavernas, com uma linguagem pobre, sem escrita, sem cultura, enfim, com reações próximas às de um animal.
Diariamente , a nossa memória inconcientemente "fotografa" a sabedoria e a agressividade, a alegria e o humor triste, a coragem e a timidez das pessoas ao nosso redor. Mesmo quando elas não nos dizemnada diretamente, estamos arquivando seus comportamentos em nossa memória. Assim suas experiências geram nossas interpretações, que são desenhadas em nosso inconciente, influenciando a formação de nossa personalidade.
Vocês já repararam que, às vezes, reproduzimos as caracteristicas de nossos pais que mais rejeitamos? Elas nos feriram, discordávamos delas, mas as repetimos, ainda que com variações. Por quê?
Porque elas foram arquivadas inconcientemente ao longo dos anos, teceram o mundo que somos. Felizes dos filhos que têm pais tranquilos e serenos em quem se espelhar! Felizes dos alunos que têm professores sábios e criativos em quem se espelhar! Mas não exuistem pais e professores perfeitos.
Mesmo os educadores que mais amam cometem falhas importantes. Quem educa ama e quem ama erra. Por isso, apesar dos enormes apredizados promovidos pelos nossos modelos, todos fomos afetados em alguma área por eles.
O grande consolo é que pior do que um modelo com falhas é a ausência de modelo. Infelismente, isso esta ocorrendo frequëntemente na modernidade. Muitos jovens estão crescendo órfãos de pais vivos. Os pais e os professores, às vezes, são pessoas excelentes, mas, como estudaremos, os jovens, pelo fato de possuírem a síndrome do pensamento acelerado, são tão anciosos que não se concentram em seus modelos, não os admiram, não os "fotógrafam".
Eles aprendem informações lógicas, regras da língua, regras sociais, enfim, experiência objetivas, mas não experiências que precisam de milhares de imagens mentais para serem elaboradas, tais como a capacidade de se colocar no lugar dos outros, a tolerância, a serenidade, a sabedoria. Essa é uma das mais importantes causas da falência da educação nas sociedades modernas. Embora haja excessões, o egoísmo, o individualismo, a ansiedade e o consumismo fazem parte da juventude mundial.
A vida é um eterno aprendizado. Sempre precisamos aprender com os outros, observar pessoas com ricas histórias para escrevermos nossa própria história.Como a necessidade de modelo é fundamental, usaremos o modelo da Pessoa Humana que foi o Mestre dos mestres da qualidade de vida. Ele viveu na plenitude todos os príncipios psicológicos mais excelentes da psicologia.
Viveu o topo da saúde intelectual, emocional e social num ambiente em que tinha todos os motivos para ser uma pessoa deprimida e ansiosa. Viveu o ápice da tolerância, da solidariedade e da paciência, numa situação em que só era possível de se esperar que Ele desenvolvesse uma personalidade irritada, intolerante, impulsiva.
Ele é o personagem mais famoso da História da humanidade, mas, provavelmente, o menos conhecido nas áreas psicológicas. Ninguém foi alvo de tantos livros e filmes como Ele, mas o funcionamento da sua mente ficou quase intocado.
Pouquíssimo se conheceu sobre como Ele governava sua emoção, liderava seus pensamentos, atuava no seu Eu interior, formava pensadores e brilhava na sua inteligência em situações em que só era possível ser escravo do medo e da ansiedade. Nosso Senhor Jesus Cristo - Deus Humano - Deus Homem em nosso meio, que passou por todas as provações da vida, para a nossa Salvação, com excessão do pecado.
Estudaremos o homem Jesus e não o filho de Deus, para compreendermos melhor a pessoa humana de Jesus e os dons do Espírito Santo. Não entraremos no campo da fé, mas da psicologia. Portanto, não falaremos de religião, para nos envolvermos melhor na pessoa humana de Jesus.
Conheceremos o Homem que t
eve taquicardia antes de ser preso, que chorou, foi rejeitado e suportou as mais dramáticas feridas físicas e psiquicas. Conheceremos o Homem que viveu as funções mais importantes da inteligência ( Um dos dons do Espírito Santo ), que sabia pensar antes de reagir, expor e não impor suas idéias, que fez da arte de amar uma fonte de saúde psíquica e que ofertou cada minuto da sua vida no ser humano.
Conheceremos não apenas como Ele viveu as Leis da qualidade de vida ( mandamentos ), mas como as transmitiu a seus dicípulos, que eram incultos, ansiosos, impacientes, sem qualidade de vida, e os transformou na casta mais excelente de vida saudável e criativos.
O nosso desejo é que esta página; Jesus Cristo - Deus e Homem, embóra sério e capaz de revelar nossas misérias psíquicas, seja uma aventura apaixonante no conhecimento do Deus que se fez Homem para nos mostrar como Ele agiria em nosso lugar em cada momento e provações que teriamos em nossa passagem por esta vida, sem a necessidade de pecar, e sim como resolver todos os nossos conflitos "problemas" neste mundo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário